Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney

Formação Prebiteral

Sobre

Os presbíteros da Diocese de Jataí são formados no Seminário Maior Interdiocesano São João Maria Vianney, com localização em Goiânia-GO. Pertencente às Dioceses de Jataí, Ipameri, Itumbiara, Rubiataba-Mozarlândia, Barreira-BA e à Arquidiocese de Goiânia, nosso Seminário tem por finalidade proporcionar elementos de formação humana, espiritual, intelectual, pastoral e missionária, dentro de um processo de acompanhamento e discernimento vocacional para aqueles que responderem sim ao chamado de Deus à vocação ao sacerdócio ministerial, mediante uma opção livre e responsável.

saiba mais sobre o seminário
CAPA-1.jpg

O processo de formação presbiteral corresponde a quatro etapas, a saber:

1ª Etapa propedêutica: Fase inicial do discernimento e do processo formativo, realizada atualmente no Seminário Arquidiocesano Santa Cruz, em Goiânia-GO.

2ª Etapa discipular:  nesta fase o seminarista ingressa no Seminário Maior e inicia o curso de Filosofia. Possui duração de três anos.

3ª Etapa configurativa:  fase em que o seminarista inicia o curso de Teologia, com duração de quatro anos.

4ª Etapa pastoral:  fase de síntese vocacional marcada pela inserção pastoral na realidade diocesana e a ordenação diaconal.