Catedral-do-Divino_edited.jpg

Tel: (64) 3631-1820 – (64) 3631-1820 / Fax: (64) 3631-2423
e-mail: diocese@diocesedejatai.org

Nossa História

A Diocese de Jataí está localizada no sudoeste do Estado de Goiás, é composta por 24 municípios. Tem sua sede de bispado e a Catedral Divino Espírito Santo na cidade de Jataí.

Situada ao sul do Estado de Goiás, limita-se com a Diocese de Rondonópolis/Guiratinga-MT, São Luís de Montes Belos-GO, Itumbiara-GO, Ituiutaba-MG, Três Lagoas-MS e a Diocese de Coxim-MS.

PRELAZIA DE JATAÍ
JUNHO 1929

ELEVAÇÃO DA PRELAZIA À DIOCESE
MARÇO 1956

Dom Abel Ribeiro Camelo​Janeiro 1957

Dom Benedito Domingos Coscia
MAIO 1961

Dom Miguel Pedro Mundo
FEVEREIRO 1999

Dom Aloísio Hilário de Pinho
DEZEMBRO 1999

Dom José Luiz Majella Delgado
DEZEMBRO 2009

AGOSTO 2014
(Administrador diocesano)

Dom Nélio Domingos Zortea
NOVEMBRO 2015

MAIO 2023
(Administrador diocesano)

A Prelazia de Jataí foi criada a 21 de junho de 1929 pela Bula “Solicitudo Quae in Omnes”, do Papa Pio XI, sendo desmembrada da antiga Arquidiocese de Goiás. A seguir, a 20 de outubro de 1930, foi nomeado como Administrador Apostólico, Frei Germano Vega Campón, OSA. Aos 19 de abril de 1941, aconteceu a nomeação de Dom Germano Vega Campón como Prelado Ordinário de Jataí e Bispo Titular de Oreo. A ordenação Episcopal deu-se no dia 1º de junho de 1941.

Aos 26 de março de 1956, com a criação da Arquidiocese de Goiânia, a Prelazia de Jataí foi elevada à Diocese pela Bula “Quo Aptiori”, do Papa Pio XII.

No dia 17 de janeiro de 1957, Dom Abel Ribeiro Camelo foi nomeado como primeiro Bispo da Diocese de Jataí

No dia 08 de maio de 1961 foi nomeado para Jataí, pelo Papa João XXIII, como segundo Bispo Diocesano, Frei Benedito Domingos Coscia, OFM, pároco de Pires do Rio.
A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 21 de setembro do mesmo ano, na Basílica NSPS, Brooklin (Nova York), e a posse em 12 de dezembro na semi-construída Matriz Nossa Senhora do Rosário – Pró-Catedral.

Dom Miguel Pedro Mundo, que já era Bispo auxiliar desde 1978, foi então nomeado pelo Papa João Paulo II como terceiro Bispo de Jataí, no dia 24 de fevereiro de 1999. A sua posse ocorreu no dia 1º de maio desse mesmo ano.

Aos 22 de dezembro de 1999, foi nomeado pelo Papa João Paulo II o novo Bispo de Jataí, Dom Aloísio Hilário de Pinho, FDP, transferido da Diocese de Tocantinópolis/TO. Dom Aloísio tomou posse na Catedral Divino Espírito Santo, no dia 26 de fevereiro de 2000, como o quarto Bispo da Diocese de Jataí.

os 16 de dezembro de 2009, o Papa Bento XVI nomeou o Pe. José Luiz Majella Delgado, C.Ss.R., como quinto Bispo da Diocese de Jataí. Dom Majella foi sagrado bispo aos 27 de fevereiro de 2010 no Santuário de Aparecida, SP.
Sua posse deu-se em 06 de março de 2010, na Catedral Divino Espírito Santo.

Nomeado Administrador Diocesano de Jataí .   04/08/2014

Na manhã do dia 18 de novembro de 2015, a Nunciatura Apostólica do Brasil e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tornaram pública a nomeação de Dom Nélio Domingos Zortea, 6º Bispo da Diocese de Jataí.
Sua sagração episcopal deu-se aos 30 de janeiro de 2016 e sua posse aos 13 de fevereiro de 2016, na Catedral Divino Espírito Santo, em Jataí.

Com a posse de Dom Nélio Domingos Zortea, como bispo da Diocese de Cruz Alta (RS), no dia 21 de maio, a Diocese de Jataí ficou vacante. Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB, foi eleito Administrador Diocesano, na reunião do Colégio de Consultores Diocesanos, realizada no dia 25 de maio e permanecerá no cargo até a posse do novo bispo de Jataí.

Dom Joaquim Carlos, tem 69 anos de idade, é monge beneditino do Priorado de São José, em Mineiros, estado de Goiás. Foi ordenado presbítero em 02 de fevereiro de 1982, tendo estudado Teologia no ITESP, em São Paulo, e Psicologia na Universidade Católica de Goiás. Ocupou várias funções administrativas e acadêmicas em escolas da rede pública estadual e possui uma larga experiência na assessoria de retiros espirituais para o clero, religiosos/as, seminaristas e grupos leigos. Destaca-se sua atuação como presidente da Uni-FIMES, em Mineiros, Prior do Priorado São José, pároco da Paróquia Divino Espírito Santo, vigário geral da Diocese de Jataí e Administrador Diocesano da Diocese de Jataí, em 2014, após a transferência de Dom José Luiz Majella. Exerceu a função de ecônomo do Priorado São José e é vigário da Paróquia São Bento, em Mineiros (GO). Assumiu como administrador diocesano de Jataí em 25 de maio de 2023.

NOVEMBRO 2023

O Papa Francisco nomeou neste sábado, 18 de novembro de 2023, o padre Joaquim Carlos Carvalho, da Ordem de São Bento (OSB), como 7º Bispo diocese de Jataí, em Goiás.

A diocese encontrava-se vacante desde 29 de março de 2023. Desde maio de 2023, o monsenhor Joaquim Carlos Carvalho assumiu o serviço de administrador diocesano de Jataí.

Saiba +

Catedral-Divino-Espirito-Santo.jpg