Bishop Goes to Mass

Mons. Joaquim Carlos Carvalho, OSB

Dom Joaquim Carlos Carvalho
BRASÃO-DOM-JOAQUIM-1.png

O Dom Joaquim Carlos Carvalho nasceu em 20 de julho de 1954, em Mineiro (GO). Cursou o primeiro grau no Instituto Erasmo Braga, em Mineiros, e o segundo grau no Colégio Estadual Professor Pedro Gomes, em Goiânia, concluído em 1974.

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade N. S. Medianeira (SP), concluída em 1978, e Teologia pelo Instituto de Teologia S. Paulo (Itesp), em São Paulo (SP), concluída em 1981. Também é graduado em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás, em Goiânia, concluída em 1992. O presbítero possui especialização em Educação – Aprendizagem e Diferenças, pela Universidade Federal de Goiás (UFG), curso que concluiu em 1996.

Fez sua profissão simples na Ordem de São Bento em 7 de março de 1976, a profissão solene em 11 de fevereiro de 1979 e foi ordenado sacerdote em 2 de fevereiro de 1982.

Ao longo deste tempo, exerceu as seguintes atividades: diretor do Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis, em Mineiros (GO); Professor de Filosofia e Psicologia no Colégio Estadual Deputado José Alves de Assis em Mineiros; Prior dos monges beneditinos de Mineiros por 8 anos; Vice-prior dos monges beneditinos de Mineiros por 12 anos; Mestre de noviços dos Monges Beneditinos de Mineiros; Diretor de formação dos Monges Beneditinos de Mineiros; Presidente da entidade civil Monges Beneditinos de Mineiros; Atualmente é o ecônomo do Priorado São José dos Monges Beneditinos de Mineiros.

Foi professor de Psicologia da Religião no Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás (IFITEG); Membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil em Goiás; professor de Psicologia da Educação da Faculdade de Pedagogia da Fundação Integrada de Ensino Superior de Mineiros (FIMES); Membro do Conselho Superior da Fundação Universitária de Mineiros (UNIFIMES) e professor de Psicologia pastoral no Instituto Dom Miguel em Rio Verde (GO).

Foi pároco da paróquia Divino Espírito Santo de Mineiros de1993 a 1997 e de 2000 a 2009; Vigário paroquial da paróquia São Bento desde 2009; Assessor em cursos de aprimoramento pessoal para religiosos e formandos em vários estados do Brasil e assessor de retiros espirituais para sacerdotes, religiosas, religiosos e leigos.

Na diocese de Jataí, foi membro do Conselho Presbiteral, do Colégio de Consultores e do Conselho Financeiro da diocese; Vigário Geral de 7 de novembro de 2012 a 27 de maio de 2014; Presidente do Conselho Superior da FIMES por dois mandatos (2013 a 2017 e deste ano até 2021); Administrador diocesano eleito em 4 de agosto de 2014 até 13 de fevereiro de 2016; Superior e formador dos Monges Beneditinos de Mineiros em Goiânia em agosto de 2015; Prior dos Monges Beneditinos de Mineiros de fevereiro de 2017 até agosto de 2019; Assumiu como administrador diocesano de Jataí em 25 de maio de 2023.

Nomeado pelo Papa Francisco na manhã do dia 18 de novembro de 2023 como 7º Bispo Diocesano de Jataí (GO).