• Foto do escritorPascom Jataí GO

PRIMEIRA REUNIÃO COM OS INDICADOS PARA A ESCOLA DIACONAL

No dia dezessete de fevereiro de dois mil e vinte e quatro, às nove horas, no Instituto Espírito Santo, na cidade de Jataí-GO, aconteceu a primeira reunião com os indicados para o período propedêutico e para a escola diaconal da Diocese de Jataí, Escola Diaconal Diác. Pedro Cardoso da Silva.

Dos 84 indicados, 79 se fizeram presentes, vindos de várias paróquias de nossa diocese. Lá estavam também, Dom Joaquim Carlos Carvalho, OSB, Pe. Nixon de Araujo Félix, diretor da formação, membros da Equipe Formadora da Escola Diaconal Diác. Pedro Cardoso da Silva e alguns sacerdotes. Depois da oração inicial, foi feita a apresentação dos indicados, bem como dos membros da equipe formadora.

No encontro foi dado a conhecer o projeto para o período propedêutico que vai de março a julho, antecedendo a escola diaconal que começará em agosto. Foram feitos importantes esclarecimentos e dúvidas foram tiradas.

Estamos felizes porque depois de tantos anos a experiência da escola diaconal estará presente na Diocese de Jataí! Será um tempo de discernimento e formação para esses homens, de modo que aqueles que tiverem a vocação diaconal confirmada pela Igreja poderão daqui três anos e meio receber o sacramento da Ordem no grau do diaconado, a fim de serem imagens vivas de Cristo servo em nossas comunidades!

Pe. Nixon de Araujo Félix

A reunião prosseguiu com a apresentação dos requisitos apontados pela Igreja para os candidatos ao diaconato permanente e fornecidos aos padres para a indicação destes para a escola. Depois foi afirmada a obrigatoriedade de se cursar Teologia, mesmo que seja à distância, no decorrer da formação da escola diaconal, visando entre outros objetivos, completar a carga horária mínima exigida pela Igreja de mil horas aulas, antes da possível ordenação diaconal. Com efeito, foi dito aos interessados que o período propedêutico e da escola diaconal será um tempo de discernimento da vocação diaconal por parte de cada candidato e da Igreja particular de Jataí, de modo que os aspirantes e candidatos ao diaconato permanente não terão o direito de receber a sagrada ordenação, isto é, não se garante ao que ingressa no período propedêutico e à escola diaconal da Diocese de Jataí que será ordenado diácono. Por fim, abriu-se um momento para o esclarecimento de dúvidas e de acolhimento das palavras do Bispo diocesano. A reunião foi encerrada ao meio dia, com a oração final. Eu, Pe. Nixon de Araujo Félix, lavrei a presente ata que depois de lida e aprovada será assinada por mim, pelo Bispo diocesano e demais presentes.