• Foto do escritorPascom Jataí GO

ENCONTRO DE IRMÃOS E IRMÃS NA FÉ - Conselho Diocesano de Pastoral

Foto: Pascom Diocese Jataí-GO

Dia 13 de abril de 2024, Na Cúria Diocesana de Jataí-GO, aconteceu o encontro do Conselho de Pastoral Diocesano, coordenada pelo Padre Monsenhor Vicente Cezanildo Lima Duarte e secretariado pela Ir. Selma Aparecida de Souza-sjbp.

Iniciamos o encontro na capela dedicada à Nossa Senhora de Guadalupe, com um momento orante, a partir da Palavra de Deus – Evangelho Segundo João 6,16-21 – seguida por uma breve reflexão feita pelo Pe. Monsenhor Vicente e momento de meditação pessoal. Em seguida fomos para o salão.

Marcaram presença os coordenadores, representantes e assessores das pastorais e movimentos, tais como: Pastoral Familiar – Pastoral Jurídica Familiar, Catequese, Setor Juventude, Núcleo Pastoral da Paz (Escola de Perdão e Reconciliação com fundamento da Justiça Restaurativa), Cursilho, Pastoral da Comunicação – PASCOM, Pastoral Carcerária, Pastoral Vocacional, Pastoral do Dízimo, Terço dos homens. Faltaram representantes, coordenadores e assessores de outras pastorais e movimentos, os quais se comprometeram a estarem presentes no próximo encontro que será agendado oportunamente.

Foi um encontro entre irmãos e irmãs. Encontro no qual exercitamos a escuta, pois cada pastoral e movimento tiveram a oportunidade de falar sobre a sua caminhada vivencial, sobre as suas alegrias e dificuldades encontradas na atuação missionária.  O coordenador acolheu todas as falas e anseios, sonhos, e estimulou a todos a dar continuidade a missão e em breve será agendado uma formação para as lideranças, com o objetivo de promover o crescimento sempre mais na consciência de que somos todos missionários por força do Batismo. E comunicou que irá participar de um encontro dos Padres responsáveis pela dimensão Pastoral das dioceses. Nesse encontro será tratado sobre o ano Santo ordinário, que será em 2025, e tem como lema “Peregrinos da Esperança”. Este Jubileu foi definido pelo Papa como “dom da graça” a ser vivido por meio de peregrinações, indulgências e testemunhos vivos de fé. E neste mesmo ano, também a Diocese de Jataí estará celebrando o seu jubileu – 70 anos de instalação.

O encontro foi concluído com breve avaliação, na qual alguns participantes ressaltaram a alegria da retomada da articulação da dimensão pastoral diocesana e foi rezada a oração vocacional.

Ir. Lusineide Cardoso de Melo-sjbp.