top of page
  • Foto do escritorPascom Jataí GO

OFICINA DA ESCOLA DE PERDÃO E RECONCIALIAÇÃO - ESPERE

Nos dias 17 e 24 de fevereiro de 2024, os membros do Núcleo Pastoral de Paz da Diocese de Jataí-GO, promoveu o primeiro módulo da Oficina da ESCOLA DE PERDÃO E RECONCIALIAÇÃO –ESPERE - FUNDAMENTO DA JUSTIÇA RESTAURATIVA.

O grupo dos participantes, é composto, por advogados, advogadas, professores e professoras, por pessoas católicas e pessoas de outras confissões religiosas. Os quais manifestaram o interesse pela proposta da Escola de Perdão e Reconciliação (ESPERE) – Fundamento da Justiça Restaurativa, devido a suas atuações profissionais, nas quais deparam com muitos conflitos de relacionamentos e de outras situações provenientes da convivência das pessoas, e querem uma alternativa que os auxiliem a resolverem esses conflitos e restaurar a boa convivência e a paz.

O primeiro módulo é uma introdução a tudo que ocorrerá ao longo dos treze módulos. E já neste módulo, os participantes demonstraram se motivados e abertos para acolherem a proposta da ESPERE-Fundamento da justiça restaurativa. Durante a vivência nesse primeiro momento, os participantes já foram identificando que o método utilizado pela ESPERE, pode ser aplicado em todas as instancias da convivência humana, que vai dos ambientes mais hostis - como nas prisões, como também no ambiente escolar e familiar, na convivência com a vizinhança, ambiente do trabalho, com turmas de catequistas, catequizando e outros. Para anemizar, reparar os danos causados por discórdias e resolver os citados conflitos, é preciso, apenas ter alguém que tenha passado pela vivência proposta pelas oficinas da ESPERE, que com certeza o

conflito será resolvido com um teor fraterno e humanizador Inclusive as oficinas da Espere é uma das sugestões da Campanha da Fraternidade de 2024, para restabelecer e fortalecer os vínculos da “Amizade social”. Diz assim: “Implantar e valorizar as Escolas de Perdão e Reconciliação (EsPeRe), cf. TEXTO-BASE - CNBB p.71 letra K. e ainda sugere que conheçamos a EsPeRe, acessando o link:

Para nós Facilitadoras das oficinas, iniciar essa turma é uma forma de expressar a vivência do que nos convoca a Campanha da Fraternidade 2024: Fraternidade e Amizade Social, lema: “Vós sois todos irmãos e Irmãs”. (Mt. 23,8)


As facilitadoras são: Ângela Beatriz Gauer – Assistente Social

e Irmã Lusineide Cardoso de Melo, Religiosa e Psicóloga.




Fonte: Ir. Lusineide Cardoso de Melo-sjbp

48 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page